A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real. Além disso, do ponto de vista humano, a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.

Wikipedia

Trandisciplinaridade é um termo originalmente criado por Jean Piaget no I seminário Internacional sobre pluri e interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice em 1970.
A questão levou a fundação do Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires (CIRET) como um dos principais centros mundiais de estudos sobre os conceitos transdisciplinares.
Na Carta da transdisciplinaridade , produzida no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, com a colaboração do CIRET e apoio da UNESCO, cunhou-se a definição do conceito transdisciplinar:

Artigo 3: “(…) A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa.”

Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências.”

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A compreensão do termo se tornou mais clara quando Erich Jantsch, em 1980, estudando a fragmentação do saber e a especialização da ciência moderna, define a transdisciplinaridade como a consequência normal da síntese dialética provocada pela integração e interdisciplinaridade de vários conteúdos.  Neste ponto elabora o gráfico ao lado para demonstrar os termos abordados.
Jantsch identificou quatro modelos disciplinares distintos: Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade  e Transdisciplinaridade. Observe que os modelos Pluridisciplinar e Interdisciplinar diferenciam-se do multidisciplinar pela existência relacionamentos (cooperação), sendo que o primeiro é autogestionado e o segundo possui um nível superior procedente.
A partir do modelo de Jantsch identificamos que a limitação do modelo interdisciplinar esta no conjunto de competências de quem lidera, mesmo que trate de correlacionar diferentes disciplinas, o faz com base na ótica pessoal sustentada por suas competências disciplinares.
A transdisciplinaridade, que também é conhecida como abordagem holística, traz nova luz para lidar com contextos mais complexos de forma a produzir novas competências e disciplinas de forma transversal.

Transdisciplinaridade no contexto profissional

Temos  visto com frequência matérias em veículos especializados exaltando o crescente interesse do mercado pela figura do profissional multidisciplinar. Ao ler diferentes matérias percebe-se que o termo ainda não está bem sedimentado e o autor ou omite qualquer definição de multidisciplinaridade, ou atribui multidisciplinaridade ao profissional que domina diversos assuntos de um mesmo setor, e em muitos casos a confunde com a interdisciplinaridade. É perfeitamente natural esta inconsistência neste momento, uma vez que apesar de ser um conceito relativamente antigo no estudo da pedagogia e da ciência da informação, multidisciplinaridade é relativamente recente no contexto profissional, imagine então a transdisciplinaridade….
Para facilitar a compreensão e facilitar minha exposição, fiz uma adaptação do modelo de Jantsch para o contexto profissional, observe que no meu modelo surgiu a Disciplinaridade como uma especialização vertical, e decidi substituir a pluridisciplinaridade e a interdisciplinaridade pelo modelo Interdisciplinar, não fazendo diferença nesta abordagem se é ou não autogestionado:
transdisciplinaridade
Disciplinaridade ou Especialidade – São atributos de um profissional verticalmente especializado em uma disciplina específica dentro de um setor (mercado). É um profissional com profundo conhecimento do seu ramo de especialização.
Multidisciplinaridade – Refere-se a um profissional com diversas especializações em diferentes disciplinas dentro de um setor. Em geral são profissionais que fazem uma carreira horizontal dentro de um setor específico, mas que não desenvolveram características que levam a interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade – Profissionais com estas características são profissionais multidisciplinares que desenvolveram capacidade de inter-relacionar as disciplinas. Em geral empresários e alta gerência possuem estas habilidades. Observe que no meu modelo a interdisciplinaridade permite criar novas disciplinas e/ou abordagens, e no contexto da análise profissional não faz sentido diferenciar se é autogestionado (pluridisciplinaridade) ou gerenciado (interdisciplinaridade no modelo de Jantsch). Esta abordagem no contexto profissional se aplicaria por exemplo à um projeto interdisciplinar gerenciado ou autogestionado.
Transdisciplinaridade – No contexto profissional refere-se a longa experiência horizontal em diferentes disciplinas dentro de diferentes setores, muitas vezes bem distintos como Construção Civil e Marketing, ou Áudio especialista e Relações Internacionais. O profissional transdisciplinar possui uma visão transversal de diferentes setores e a habilidade de inter-relacionar diferentes disciplinas em diferentes setores, produzindo novas e inovadoras disciplinas em setores distintos.
Independente do modelo disciplinar que você se encaixe profissionalmente, não existe efetivamente uma distinção de qual é melhor ou pior, um profissional Disciplinar (Expert) em uma disciplina é tão importante no contexto profissional quanto um transdisciplinar. Certamente um profissional Interdisciplinar ou um transdisciplinar sentirão-se entediados e terão dificuldade em se aprofundar em temas de seu domínio por um longo período, assim como um profissional Disciplinar (Especialista) sentiria dificuldade em abordar questões que envolvam diferentes disciplinas tanto dentro de um setor, como através de diferentes setores.
Profissionais Interdisciplinares desenvolvem a capacidade de lidar com diferentes disciplinas dentro de um setor, tornam-se lideres eficientes e harmonizam a empresa. Profissionais Transdisciplinares vão um pouco além, pois ao lidar com diferentes disciplinas em diferentes setores, desenvolvem a habilidade de criar novas disciplinas para antigos setores, apresentando invariavelmente abordagens inovadoras.
Por fim, decidi pesquisar sobre o tema para identificar minha natureza profissional, ao longo da minha carreira trabalhei em diversos setores (disciplinas) de diferentes áreas (setores) e em diferentes níveis, fui do multidisciplinar para o “transdisciplinar“, no inicio tinha um certo tabu em misturar valores, técnicas e conceitos de diferentes áreas e setores, mas depois da primeira vez percebi que dava super certo, e ainda produzia resultados mais rápidos, melhores e com custo menor. Criei novos métodos, culturas e processos transdisciplinares que utilizo em minhas consultorias, treinamentos e coaching.


João Carlos Rebello Caribé

Consultor em otimização empresarial, com foco em inovação estratégica, gestão do conhecimento, gestão de projetos e processos, e micropolítica corporativa. Professor em MBA em disciplinas das áreas de gestão Empresarial, Marketing, Logística e Recursos Humanos. Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ (PPGCI) com o tema “Algoritmização das relações sociais, criação de crenças e construção da realidade”. Empreendedor desde o início de sua carreira, foi sócio em quatro empresas desde então. Com a chegada da Internet no Brasil no final dos anos 90, desenvolveu uma empresa revolucionária, a Flash Brasil, tornando-se referência com um modelo de negócios inovador envolvendo comunidades virtuais com milhares de profissionais. Foi conselheiro para o primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative, junto com profissionais como Jack Ma (Alibaba), Christoph Steck (Telefonica), Penny Pritzker (Departamento de Estado Americano), James Poisant (WITSA), Lu Wei (Ministro do Ciberespaço Chinês), Jean-Jacques Subrenat (EURALO), dentre outros. Também foi membro do Comitê Executivo da NCUC na ICANN, representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Participa da Internet Society Brasil, Coalizão Direitos na Rede, Red Latam, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality e Global Net Neutrality Coalition, Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHud) e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos).

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