De uma hora para outra, tivemos de mudar nossa forma de trabalhar, viver e sobreviver, e muitos tiveram de simplesmente fechar seu estabelecimento comercial, outros perderam seus empregos, ou tiveram sua renda substancialmente reduzida, e as preocupações e incertezas se tornaram dominantes.

Muitos empresários estão preocupados não só com a saúde econômica de suas empresas, mas também com a leitura que seus clientes farão de sua ausência. Será que minha marca esta caindo no esquecimento? Será que meus clientes trocaram de fornecedor?

Porque você não pergunta a eles? Diga que esta vivo, amplie seu relacionamento, e quem sabe, faça negócios novamente. Não fique buscando o “retorno à normalidade”, pois não existe mais o normal que você conhecia, prepare-se para o pós-normal.

O que os consumidores estão necessitando nesta fase de isolamento?

Uma pesquisa da Kantar Ibope realizada entre 13 e 16 de março identificou que os Brasileiros esperam que as marcas sirvam de exemplo e conduzam as mudanças em tempos de pandemia. Os consumidores também esperam que elas sejam práticas e realistas, ajudando as pessoas no dia a dia. A pesquisa também identificou que outro posicionamento esperado, é que as marcas usem seus conteúdos para informar seu público, e que demonstrem estarem atacando a crise, e principalmente que ela pode ser derrotada.

Com relação à publicidade, segundo a pesquisa, mais de 80% dos entrevistados concordam que, nesse período de pandemia, elas devem informar as ações que realizam para lidar com esse cenário e manter a segurança de seus colaboradores e consumidores. É importante, segundo a pesquisa, que os empresários não explorem a pandemia para promoverem suas marcas. Por fim, segundo o tom, os entrevistados preferem um tom tranquilizador e desaconselharam o uso do tom humorístico.

O SEBRAE, separou algumas dicas, com base na pesquisa, para a empresa não errar no tom da sua comunicação:

  • Produza seus conteúdos baseados na empatia
  • Atente-se às necessidades do público
  • Segmente suas publicações para que elas sejam relevantes para o seu consumidor
  • Ofereça facilidades no pagamento e na entrega
  • Faça conteúdos otimistas
  • Não explore a pandemia na publicidade

Alguns casos interessantes

Separei três casos de marketing que achei interessante, em seguimentos, perfis e níveis bem distintos: O da Avianca, da farmácia CityFarma Taquara e da empresa de arquitetura athié wohnrath.

Avianca

Diferente de muitas outras companhias aéreas, a Avianca parece ter acertado o tom da sua comunicação em tempos de pandemia. A empresa focou mais no entretenimento e interação com o cliente. Usando a tag #AviancaEmCasa no hotsite que apresenta várias atividades por segmento de interesse, que de certa forma relacionam a marca da empresa, bem estar e cuidado com o interlocutor.

Reprodução #AviancaEmCasa

Nas comunicações por e-mail, chamou atenção a ideia de promover um live com um conhecido Cheff para fazer uma receita, já que o consumidor não pode ir ao restaurante, o restaurante vai ao consumidor. No e-mail tinha ainda a lista de ingredientes e o horário e link da live.

CityFarma Taquara

A CityFarma Taquara é uma pequena farmácia da rede CityFarma, localizada dentro de um posto de gasolina, na Taquara em Jacarepaguá.


Reprodução do Instagram da empresa

A farmácia tinha um perfil no Instagram antes da pandemia, e estão se adaptando rapidamente as demandas do consumidor em isolamento. Além de oferecerem uma solução para delivery de remédios controlados, tão necessários no momento atual, oferecem produtos e insumos necessários como mascaras, faceshield, álcool gel e outros por preços normais.

Oferecem atendimento pelo WhatsApp, através de uma conta comercial. Também estão de olho nas novas formas de pagamento contactless, aceitando PicPay e estão aceitando pagamento pelo aplicativo do auxilio emergencial.

athié wohnrath

A empresa de arquitetura athié wohnrath especializada em ambientes de trabalho, apresenta em seu portfólio trabalhos interessantíssimos, demonstrando sua grande expertise neste campo da arquitetura. A grande sacada foi o timming perfeito, provavelmente já estavam planejando a adaptação, protocolos e práticas a serem adotadas nos espaços profissionais nesta retomada precoce das atividades. Eles oferecem um guia bem completo, pelo qual pedem seu cadastro, e disponibilizam um vídeo (abaixo), que é basicamente um resumo deste guia.

Descobrindo os interesses dos clientes

Uma ferramenta útil para descobrir os interesses e tendências, em especial num momento em que boa parte da população está em home office, e por esta razão, utilizando ferramentas de busca como o Google para buscar produtos e respostas à suas necessidades, é o Google Trends.

Por falar em Home Office, o Google Trends aponta que o interesse no assunto saltou de 25 para 100 pontos entre 29 de março e 18 de abril, e agora está em 75 pontos.

Reprodução – Google Trends (24/06/2020) Assunto Home Office

Dentro do assunto Home Office as três principais consultas relacionadas são:

  1. Formula home office
  2. Dicas para trabalhar home office
  3. Segredos do home office

A primeira pesquisa vem de usuários em sua maioria da região sudeste, e as demais nas regiões sul e sudeste. As duas últimas pesquisas apontam uma grande tendência de alta no momento da consulta (24/06/2020).

O NEXO fez um estudo em 11/05/2020 sobre os aumentos nas buscas por determinados itens na quarentena. Por exemplo, a busca por pijamas aumentou 142% em relação ao ano passado. Cadeira de escritório, fritadeira sem óleo, quebra cabeças e aspirador também registraram um aumento de 50% em relação ao mesmo período.

Onde encontrar mais dicas e ajuda?

O Facebook também reuniu uma série de dicas para pequenos empresários manterem contato com seus clientes em tempos de isolamento.

O SEBRAE criou um portal exclusivo sobre dicas, tendências e orientações durante a pandemia.

O Google esta oferecendo mentorias gratuitas de até 30 minutos, nos temas:

  • Marketing Digital
  • Vendas On-line
  • Finanças e Contabilidade
  • Apoio Jurídico
  • Inteligência Emocional para Empreendedores
  • Inovação e Modelos de Negócio

O SENAI em parceria com o SEBRAE esta oferecendo consultoria gratuita de marketing digital durante a pandemia.

Agora que você já tem a inspiração e algumas dicas, é hora de estufar o peito e seguir rumo ao projeto do rumo da sua empresa no isolamento e no pós-normal.


João Carlos Rebello Caribé

Consultor em otimização empresarial, com foco em inovação estratégica, gestão do conhecimento, gestão de projetos e processos, e micropolítica corporativa. Professor em MBA em disciplinas das áreas de gestão Empresarial, Marketing, Logística e Recursos Humanos. Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ (PPGCI) com o tema “Algoritmização das relações sociais, criação de crenças e construção da realidade”. Empreendedor desde o início de sua carreira, foi sócio em quatro empresas desde então. Com a chegada da Internet no Brasil no final dos anos 90, desenvolveu uma empresa revolucionária, a Flash Brasil, tornando-se referência com um modelo de negócios inovador envolvendo comunidades virtuais com milhares de profissionais. Foi conselheiro para o primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative, junto com profissionais como Jack Ma (Alibaba), Christoph Steck (Telefonica), Penny Pritzker (Departamento de Estado Americano), James Poisant (WITSA), Lu Wei (Ministro do Ciberespaço Chinês), Jean-Jacques Subrenat (EURALO), dentre outros. Também foi membro do Comitê Executivo da NCUC na ICANN, representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Participa da Internet Society Brasil, Coalizão Direitos na Rede, Red Latam, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality e Global Net Neutrality Coalition, Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHud) e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos).

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