Print Friendly, PDF & Email

O documentário “Desvendando o Dilema das Redes” lançado na NETFLIX no dia 09 de Setembro, vem provocando um amplo debate, com concordâncias, críticas e ponderações. O documentário apresenta diversos problemas sérios relacionados ao uso da tecnologia, e ao mesmo tempo soluções simples que não resolvem o problema, que é amplo e complexo.

O debate que se dava no ambiente especializado, agora ganhou o espaço popular, e é preciso colaborar para que estes novos interlocutores compreendam e desvendem o Dilema das Redes.

Para dar inicio à este novo entendimento, convidamos dois especialistas para um debate ao vivo, “Devendando o Dilema das Redes”, O Professor Sérgio Amadeu da UFABC, e o Professor Arthur Bezerra do IBICT.

Sérgio Amadeu (UFABC)
Sérgio Amadeu da Silveira

Pesquisador e professor da UFABC.

Currículo Lattes

Arthur Bezerra (IBICT)
Arthur Coelho Bezerra

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI IBICT UFRJ
Coordenador do grupo de pesquisa Escritos. Bolsista do CNPq.

Currículo Lattes

Ambos pesquisam o tema das relações sociais mediadas por algoritmos, modulação, e questões subjetivas relacionadas às redes sociais, assim como o capitalismo de vigilância.

Assista o debate gravado aqui mesmo.

Links, midias, referências & cia

Agora que a live acabou, vamos publicar links, referência, midias, documentos e tudo mais que foi falado, e muito mais. Se você lembrar de mais alguma coisa, comente que providenciamos.

Publicações de Sérgio Amadeu (UFABC)

Publicações de Arthur Coelho Bezerra

Publicações citadas durante a live


João Carlos Rebello Caribé

Consultor em otimização empresarial, com foco em inovação estratégica, gestão do conhecimento, gestão de projetos e processos, e micropolítica corporativa. Professor em MBA em disciplinas das áreas de gestão Empresarial, Marketing, Logística e Recursos Humanos. Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ (PPGCI) com o tema “Algoritmização das relações sociais, criação de crenças e construção da realidade”. Empreendedor desde o início de sua carreira, foi sócio em quatro empresas desde então. Com a chegada da Internet no Brasil no final dos anos 90, desenvolveu uma empresa revolucionária, a Flash Brasil, tornando-se referência com um modelo de negócios inovador envolvendo comunidades virtuais com milhares de profissionais. Foi conselheiro para o primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative, junto com profissionais como Jack Ma (Alibaba), Christoph Steck (Telefonica), Penny Pritzker (Departamento de Estado Americano), James Poisant (WITSA), Lu Wei (Ministro do Ciberespaço Chinês), Jean-Jacques Subrenat (EURALO), dentre outros. Também foi membro do Comitê Executivo da NCUC na ICANN, representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Participa da Internet Society Brasil, Coalizão Direitos na Rede, Red Latam, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality e Global Net Neutrality Coalition, Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHud) e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.