Comunicação é poder, ela pode ser extremamente efetiva quando usada de forma estratégica de modo a mobilizar diversos atores, com diferentes motivações, ao longo do processo, produzindo resultados de alto impacto. A função e significado da mensagem estão intrinsecamente ligados aos interlocutores, produzindo resultados diferentes que podem ser usados de forma tática em uma estratégia mais ampla. A função e significados da mensagem podem ser argumentativas sob a égide legal para uns, ampla e inspiradora para outros, ou ainda motivadoras a ponto de ter um enorme potencial de disseminação e/ou ação, só para citar alguns exemplos.

Comunicação radical é uma sistematização, pelo autor, das técnicas e práticas usadas na comunicação no ativismo e ciberativismo. Estas técnicas permitem elaborar estratégias arrojadas de comunicação que acionem diferentes atores de forma coordenada e diferenciada, utilizem de técnicas para direcionar as percepções dos fatos, capacitar e dialogar com os interlocutores, romper bloqueios técnicos e culturais, dentre outras, de modo a para produzir uma ou mais ações esperadas.

Aprenda como utilizar estas técnicas e expanda os horizontes de sua campanha eleitoral!

Como posso aprender à usar a Comunicação Radical ?

A técnica de Comunicação Radical é oferecida na forma de Workshop online para grupos de até 20 participantes.

O Workshop é  intensivo com duração de seis horas aplicado em um único dia, sendo o bloco da manhã para a apresentação teórica e a tarde para exercícios práticos em grupos com os participantes, como forma de compreender e planejar com a Comunicação Radical.

A proposta é dividir os participantes em grupos durante o workshop,  não há pré requisito, qualquer um pode participar e é até desejável que exista uma boa heterogeneidade do grupo, desde que alguns participantes tenham alguma experiência em redes sociais.

Conteúdo resumido

  • O que é a comunicação radical, como ela é usada no ativismo e como pode ser usada em campanhas eleitorais;
  • Entendendo a dinâmica da mobilização e motivação, transformando interlocutores em interagentes;
  • Estratégia em comunicação radical: Contexto, abrangência, alvos, mapeamentos e demais ferramentas;
  • Técnicas de decupagem e disseminação da mensagem na comunicação radical;
  • Técnicas de engajamento e mobilização de atores;
  • Ferramentas úteis em Comunicação de Guerrilha;
  • Entendendo as características das principais redes sociais e como aproveita-las ao máximo;
  • Simulações de campanha (atividade de grupo).