Links e referências da palestra de 11/09 na turma da prof. Sonia Oliveira sobre o tema “Seus dados são você”

Durante minha apresentação sobre o texto, “Seus dados são você,  Facebook” citei alguns links, vídeos, e referências que relaciono a seguir:

Terminologia

Termos apresentados durante a palestra: Cookies, tracker, remarketing, capitalismo de vigilância.

Apply Magic Sauce

Aplicação desenvolvida pela Universidade de Cambridge que identifica o perfil psicométrico e particularidades do indivíduo, apenas conectando à sua conta no Facebook. Pode testar sem medo, ela possui estritas garantias de privacidade.

Reconhecimento facial Norte Shopping

Como havia dito, o Norte Shopping possui um sistema de câmeras com reconhecimento facial.

Monólogo do algoritmo

É um resumo do projeto do Share Lab, apresenta na pessoa do Facebook, em Inglês e com legendas em Português.

https://www.youtube.com/watch?v=WJ7s5heakqE

Este vídeo tem uma página no Panoptykon Foundation com uma breve descrição do projeto.

Share Lab

É um projeto bem extenso e detalhado de como o Facebook obtém, trata e utiliza os dados que você produz. O vídeo Monólogo do algoritmo acima é uma apresentação resumida deste projeto. O projeto é o “facebook Algorithmic Factory” 1, 2 e 3.

Como o Google rastreia você

Vídeo em Inglês sobre matéria na Fox News, mostrando o caso do jornalista que sai com dois celulares, sendo que um no modo avião, e ambos registram o seu trajeto, e não é só isto…

Coding Rights

Projeto internacional liderado por mulheres que trata de forma bem clara, temas ligados à algoritmos, dados e privacidade. Coding Rights no Instagram, onde tem o projeto Safer Nudes.

Como funciona a psicometria

Palestra no TED da Jeniffer Golbeck, sobre como as mídias sociais expõe mais sobre nós do que pensamos. 

https://www.ted.com/talks/jennifer_golbeck_your_social_media_likes_expose_more_than_you_think

Como as redes sociais nos irritam

Palestra da Molly Crockett explicando como e porque as redes sociais nos provocam desconforto e nos irritam muitas vezes.

Minha experiência fora do Facebook por 15 dias

Relato de minha experiência sem acessar o Facebook por 15 dias.

Bibliografia citada

ADALI, S.; GOLBECK, J. Predicting personality with social behavior: a comparative study. Social Network Analysis and Mining, [s.l.], v. 4, no 1, p. 159, 2014. ISSN: 1869-5450, DOI: 10.1007/s13278-014-0159-7.

CROCKETT, M. J. Moral outrage in the digital age. Nature Human Behaviour, [s.l.], v. 1, no 11, p. 769–771, 2017. ISSN: 2397-3374, DOI: 10.1038/s41562-017-0213-3.

KRAMER, A. D. I.; GUILLORY, J. E.; HANCOCK, J. T. Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks. Proceedings of the National Academy of Sciences, [s.l.], v. 111, no 24, p. 8788–8790, 2014. ISSN: 0027-8424, DOI: 10.1073/pnas.1320040111.

PARISER, E. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. 1 ed. Brazil: Zahar, 2012. 251 p. ISBN: 978-85-378-0831-3.

WU, Y.; KOSINSKI, M.; STILLWELL, D. Computer-based personality judgments are more accurate than those made by humans. Proceedings of the National Academy of Sciences, [s.l.], v. 112, no 4, p. 1036–1040, 2015. ISBN: 0027-8424, ISSN: 0027-8424, DOI: 10.1073/pnas.1418680112.

ZUBOFF, S. Big other: Surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, [s.l.], v. 30, no 1, p. 75–89, 2015. ISBN: 02683962, ISSN: 14664437, DOI: 10.1057/jit.2015.5.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.