Print Friendly, PDF & Email

Página de apoio as aulas da disciplina “Desenvolvimento e inovação” parte do MBA oferecido pela Universidade Castelo Branco no período de 30/10 à 18/11 (21/11) de 2019, no campus Realengo.

Material para download

Links e leituras recomendadas

Aula 01

Aula 02

Ler o meu artigo “Uma perspectiva histórica e sistêmica do capitalismo de vigilância”, não com o propósito de compreender o texto, e sim para compreender como os eventos foram se desenrolando, e como as empresas de tecnologia aproveitaram as oportunidades criadas.

Texto disponível em um dos links:

Aula 03 – Recursos para o trabalho

Estes materiais foram produzidos pela Strategyzer, um projeto de Alex Osterwald, autor do livro Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios

Aula 05

Vídeos recomendados

Carro autônomo

Carro compartilhado

Carsharing (Wikipedia)

Existem outras formas de otimizar o uso do carro, aplicativos como o Waze Carpool e o BlaBlaCar permitem ao proprietário do veículo oferecer carona e receber um reembolso proporcional por isto. O MoObie é uma solução diferente, que permite aos proprietários alugar seus carros por pequenas temporadas.

Dinâmica de aula

Os alunos produziram uma matriz de Porter, do modelo de transporte individual, com base no cenário em 2010, conforme figura abaixo:

Como continuar por dentro do tema inovação e futuro do trabalho?

Informar-se continuamente é a primeira forma de se manter por dentro, para ajudar coloco a seguir uma série de links interessantes para quem quer se manter por dentro do tema. Adicionalmente, cada um de vocês pode ter interesse em mercados diferentes, desta forma é interessante também buscar outras fontes específicas no seu campo de atuação.

Como estou pesquisando o tema, “O futuro do trabalho e da humanidade”, sempre estarei publicando algo novo no meu blog.

Grupos no LinkedIn

Grupos onde os temas inovação e futuro do trabalho são discutidos e sempre surgem dicas e debates interessantes

Pessoas interessantes no LinkedIn

Você pode seguir as publicações destas pessoas, mesmo que elas não queiram conectar com você.

Sites e newsletters interessantes

Bibliografia utilizada

BERKUN, S. The myths of innovation.O’Reilly, 2007.

BES, F. T. De; KOTLER, P. A Bíblia da Inovação. Texto Editores Ltda, 2011.

BONO, E. De. Lateral Thinking: Creativity Step by Step. [s.l.]: Harper Perennial, 2015.

CARIBÉ, J. C. R. Uma perspectiva histórica e sistêmica do capitalismo de vigilância. Inteligência Empresarial, v. 41, p. 5–13, 2019.

CAVALCANTI, Marcos; GOMES, Beth; PEREIRA, André – Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento – Rio de Janeiro – Editora Campus, 2001;

GLOBAL UNIVERSITY NETWORK FOR INNOVATION – Educação Superior em um Tempo de Transformação – Novas Dinâmicas para a Responsabilidade Social – Tradução de Vera Muller – Porto Alegre – Editora PUC – RS. 2009;

JOHNSON, S. De onde vêm as boas idéias. Zahar, 2010.

KAUFFMAN, S. Humanity in a Creative Universe. Oxford University Press, 2016.

KROGERUS, M.; TSCHAPPELER, R. El libro de las decisiones: 50 modelos de éxito. Ediciones Pluma y Papel de Goldfinger S.A., 2008.

MANU, A. The imagination challenge: Strategic foresight and innovation in the global economy. New Riders, 2007. 262 p. ISBN: 0-321-41365-2.

MORHY, Lauro (org) Universidade em Questão. Brasília: Editora UnB, 2002.

NANDRAM, S. S. et al. Managing VUCA Through Integrative Self-Management: How to Cope with Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity in Organizational Behavior. In: NANDRAM, S. S.; BINDLISH, P. K. (Orgs.). Managing VUCA Through Integrative Self-Management. Springer, 2017. 338 p. ISBN: 9783319522302.

SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. Edipro, p. 140, 2016. ISBN: 9788572839785.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.