Links e referências da palestra de 11/09 na turma da prof. Sonia Oliveira sobre o tema “Seus dados são você”
Durante minha apresentação sobre o texto, “Seus dados são você, Facebook” citei alguns links, vídeos, e referências que relaciono a seguir:
Terminologia
Termos apresentados durante a palestra: Cookies, tracker, remarketing, capitalismo de vigilância.
Apply Magic Sauce
Aplicação desenvolvida pela Universidade de Cambridge que identifica o perfil psicométrico e particularidades do indivíduo, apenas conectando à sua conta no Facebook. Pode testar sem medo, ela possui estritas garantias de privacidade.
Reconhecimento facial Norte Shopping
Como havia dito, o Norte Shopping possui um sistema de câmeras com reconhecimento facial.
Monólogo do algoritmo
É um resumo do projeto do Share Lab, apresenta na pessoa do Facebook, em Inglês e com legendas em Português.
Este vídeo tem uma página no Panoptykon Foundation com uma breve descrição do projeto.
Share Lab
É um projeto bem extenso e detalhado de como o Facebook obtém, trata e utiliza os dados que você produz. O vídeo Monólogo do algoritmo acima é uma apresentação resumida deste projeto. O projeto é o “facebook Algorithmic Factory” 1, 2 e 3.
Como o Google rastreia você
Vídeo em Inglês sobre matéria na Fox News, mostrando o caso do jornalista que sai com dois celulares, sendo que um no modo avião, e ambos registram o seu trajeto, e não é só isto…
Coding Rights
Projeto internacional liderado por mulheres que trata de forma bem clara, temas ligados à algoritmos, dados e privacidade. Coding Rights no Instagram, onde tem o projeto Safer Nudes.
Como funciona a psicometria
Palestra no TED da Jeniffer Golbeck, sobre como as mídias sociais expõe mais sobre nós do que pensamos.
https://www.ted.com/talks/jennifer_golbeck_your_social_media_likes_expose_more_than_you_think
Como as redes sociais nos irritam
Palestra da Molly Crockett explicando como e porque as redes sociais nos provocam desconforto e nos irritam muitas vezes.
Minha experiência fora do Facebook por 15 dias
Relato de minha experiência sem acessar o Facebook por 15 dias.
Bibliografia citada
ADALI, S.; GOLBECK, J. Predicting personality with social behavior: a comparative study. Social Network Analysis and Mining, [s.l.], v. 4, no 1, p. 159, 2014. ISSN: 1869-5450, DOI: 10.1007/s13278-014-0159-7.
CROCKETT, M. J. Moral outrage in the digital age. Nature Human Behaviour, [s.l.], v. 1, no 11, p. 769–771, 2017. ISSN: 2397-3374, DOI: 10.1038/s41562-017-0213-3.
KRAMER, A. D. I.; GUILLORY, J. E.; HANCOCK, J. T. Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks. Proceedings of the National Academy of Sciences, [s.l.], v. 111, no 24, p. 8788–8790, 2014. ISSN: 0027-8424, DOI: 10.1073/pnas.1320040111.
PARISER, E. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. 1 ed. Brazil: Zahar, 2012. 251 p. ISBN: 978-85-378-0831-3.
WU, Y.; KOSINSKI, M.; STILLWELL, D. Computer-based personality judgments are more accurate than those made by humans. Proceedings of the National Academy of Sciences, [s.l.], v. 112, no 4, p. 1036–1040, 2015. ISBN: 0027-8424, ISSN: 0027-8424, DOI: 10.1073/pnas.1418680112.
ZUBOFF, S. Big other: Surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, [s.l.], v. 30, no 1, p. 75–89, 2015. ISBN: 02683962, ISSN: 14664437, DOI: 10.1057/jit.2015.5.
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